GR

O que é Gerenciamento de Risco?

Pra quem ainda não sabe o que é Gerenciamento de Risco, preparamos esse artigo com as principais informações. Leia mais:

Em um conceito geral, Gerenciamento de Risco é o processo de organização, controle e planejamento que tem como objetivo, minimizar os riscos existentes em uma organização, departamento, operação, evento ou atividade específica. 

O GR, como também é conhecido, visa reduzir ao mínimo ou eliminar a possibilidade de impactos negativos sobre objetivos e ou resultados pretendidos, caso alguns dos riscos avaliados venham a se concretizar.

Gerenciamento de Risco no Transporte de Cargas

Quando se trata do transporte de cargas, gerenciar riscos é fundamental para que a empresa consiga otimizar custos e corresponder às expectativas dos clientes.

Como falamos acima, o GR busca minimizar os riscos e as dúvidas que surgem nos processos e operações. Ele vem pra garantir a segurança dos produtos, dos colaboradores e preservar a organização contra os possíveis prejuízos.

O volume de desafios internos e externos aos quais uma transportadora ou embarcador estão sujeitos é bastante diverso. Desse modo, o GR no transporte de cargas é um dos principais pontos estratégicos que a logística precisa levar em consideração para o desenvolvimento econômico da empresa.

A partir desse processo, é possível que a empresa atue de maneira preventiva no mercado, reduzindo não apenas os problemas que possam trazer prejuízos, mas também garantir a segurança dos colaboradores e eliminar as perdas materiais.

De acordo com a pesquisa Custos Logísticos no Brasil, da Fundação Dom Cabral, 75% do transporte de cargas são realizados no modal rodoviário.

A sobrevivência dos transportadores e embarcadores, exige que os gestores pensem em estratégias amplas e que contemplem medidas de Gerenciamento de Risco ao longo de todos os setores da organização.

Assim, em cada etapa do processo, é importante dedicar um cuidado extra para fazer um planejamento de risco de forma mais assertiva.

Algumas das ações fundamentais do Gerenciamento de Risco:

  • Realize um bom processo de seleção de motoristas e colaboradores

Selecione colaboradores com experiência, utilizando medidas como testes psicológicos e práticos.

Após a contratação, ofereça treinamentos e atualizações constantes visando tornar o motorista cada vez mais estável e com a saúde em dia para não gerar acidentes.

Além disso, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de categoria C deve estar em dia e não ter pontos por infrações.

  • Identifique as origens dos riscos

Faça uma lista de problemas que possam acontecer no decorrer do caminho, tomando como base notícias sobre o caminho da sua rota de entrega e inclua no seu Plano de Gerenciamento de Risco.

  • Conte com a tecnologia

Em uma era de tecnologia cada vez mais avançada, é muito importante que sua frota seja monitorada a distância!

Muitos dos sistemas que fornecem essa tecnologia oferecem também softwares de gestão que integram a manutenção, o rastreamento e o monitoramento dos processos utilizados pela organização.

Prevenir é sempre o melhor investimento que sua empresa pode fazer!

Essas ações evitarão problemas futuros, além de custos com sinistros, perdas de cargas e de clientes.

Existem mais formas de planejar o Gerenciamento de Risco no transporte de cargas, que variam conforme o segmento que a empresa atenda. Mas o primordial para todas as empresas é a utilização de ferramentas para ajudar na execução de seus planejamentos.